Seguidores

domingo, 1 de agosto de 2010

Quem Foi Andrea Fontes Peixoto?

Começando...

Esse é um Blog colaborativo. Ele vai contemplar professores, funcionários, alunos e membros da comunidade que trabalham, frequentam ou frequentaram a nossa escola. Aqui serão colocados os trabalhos, projetos, eventos e efemérides referentes não só ao universo escolar, mas também será um espaço para dar visibilidade aos muitos talentos ocultos nas carteiras escolares e no desempenho das funções profissionais durante o horário de trabalho efetivo daqueles que verdadeiramente fazem a escola funcionar. Como um espaço plural, teremos de tudo um pouco, será um mural on line para as coisas boas que acontecem no âmbito escolar, mas que às vezes pouca gente fica sabendo e, por que não, uma vitrine para as habilidades e os dons daqueles que cerram fileiras, ombro a ombro, na luta diária pela educação. Espero que gostem.


***

Andrea Fontes Peixoto, nasceu em 5 de janeiro de 1907; na Rua Maria José - hoje Zamenhof- número 34. Frequentou o Curso primário e a seguir o Curso Ginasial do tradicional Colégio Paula Freitas, sempre com aproveitamento excepcional, recebendo louvores constantes dos seus professores Carlos Porto Cairero, Jonathas Serrano, José Piragibe, Alfredo de Paula Freitas e o então tenente, hoje Almirante Carlos da Silveira Carneiro, de quem foi secretária nas aulas.

Diplomou-se em 1925, contando apenas 18 anos, classificando-se em um dos primeiros lugares, grangeando as homenagens dos seus professores e o respeito e a simpatia das suas colegas.

Nomeada professora primária em 1927, foi designada para a escola José Pedro Varela, trabalhando depois na Escola Cruzeiro, Duque de Caxias; em 1934 no Grupo Escolar do Instituto de Educação, dirigido pela professora Orminda Isabel Marques. Era diretor do Instituto o eminente Professor Lourenço Filho, de quem tantas gerações tiveram sábia e segura orientação sobre a didática da Escola Primária.

Como Diretora comandou as escolas Afrânio Peixoto, do Mendanha (Campo Grande) e o Grupo Escolar do Instituto de Educação, onde se aposentou;

Durante a sua vida como diretora, orientou as professoras que com ela serviam, usando com dedicação e carinho excepcionais, o lastro sábio que trouxera da Escola Normal, formando mestras amigas na difícil mas confortadora missão de instruir a criança brasileira e que sempre lhe renderam manifestações de grande amizade e reconhecimento. As criancinhas sempre tiveram ao seu lado sentindo a sua bondade, os seus carinhos, os seus conselhos, e que muito contribuíam para a cultura social e moral de todas elas.

Dotada de inteligência rara e de uma grande formação humana, conhecia, profundamente, o português, o francês e, especialmente, a matemática que dominava com grande facilidade, particularmente, a aritmética e a álgebra. Neste setor criou processos próprios para resolução de muitos problemas que encantavam seus jovens discípulos. Com a larga experiência e capacidade que desde cedo alcançara como professora, moldado as suas idéias aos conceitos que ouvira dos seus mestres já citados, curvou-se ao desejo de colegas e alunos e escreveu um livro sobre a matemática para os Cursos de Admissão. O êxito deste livro, varando os anos, ficou patenteado na aceitação unânime que teve de professores e colegas e, principalmente, dos alunos. Já alcançou 24 edições, sendo que as duas últimas foram enriquecidas com orientação hábil e justa da Matemática Moderna.

Ensaiava há um ano complementação deste seu livro com outro de exercícios, quando Deus a chamou em 25 de dezembro de 1970.

De formação católica inatacável, era conhecedora da Bíblia, da Escritura, dos Evangelhos. Inúmeras foram as suas ações meritórias, destacando-se a sua contribuição ao Banco e à Feira da Providência desde a sua criação até seus últimos dias.