Seguidores

sábado, 25 de junho de 2011

Oficina de Cinema

Os alunos da Escola Andréa Fontes Peixoto participaram no dia 17/06 da segunda aula do Projeto Cine Chega Mais, onde realizaram uma prática de vídeo nas oficinas de cinema comandadas pelo produtor Fabricio Machado. A turma do professor Iuri Nascimento realizou filmagens e aprendeu sobre a sétima arte.







Imagens retiradas do site:  http://www.cinechegamais.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Por Conta Disso e Daquilo

Por conta do rumo das coisas, vou embora.
Não vou pra Pasárgada porque não sei o caminho
Vou me exilar logo ali, não vejo a hora;
mas vou pra voltar porque sempre andei sozinho

Por conta do rumo das coisas, saio triste.
Queria ficar, meu amor, mas tô cansado.
Você que é mais forte que eu, veja se resiste;
um dia eu volto pra ficar do seu lado.

Por conta do rumo das coisas, vou agora.
Não vou pra Pasárgada, pois desconheço o rei.
Vou com saudade dos tempos de outrora;
cantava, sorria e hoje... Eu já nem sei.

Por conta do rumo das coisas, saio cedo.
Queria ficar mais um pouco... Acabou!
Um dia, quem sabe? a alegria vence o medo 
e a gente vai contar sorrindo o que passou.

Por conta do rumo das coisas, amor, adeus.
Não vou pra Pasárgada atrás de aventura.
Vou pra sonhar os meus sonhos e os seus
e voltar porque não sei viver sem sua ternura.

Esse é mais um trabalho do colega professor de matemática Toninho publicado na "Coletânea de Poemas dos Profissionais de Educação" da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, editado pelo Empresa Municipal de Artes gráficas/Imprensa da Cidade no ano de 1998.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

No cinema em 3D!

O cinema foi oferecido à nossa escola pela parceria com o bairro educador, no norteshopping. Levamos 2 turmas de Projeto: Iuri e Toninho. A maioria dos alunos nunca foram ao cinema. O filme foi Piratas do Caribe em 3D, dia 09/06. 





  






sexta-feira, 10 de junho de 2011

Semeando - Atividade na Semana de Alimentação Escolar

A mobilização dos alunos para o trabalho foi feita com antecedência de duas semanas. Encarregados de trazer cascalho e terra, quase todos cumpriram o prometido.



No dia marcado, receberam  Hugo - o professor convidado - com curiosidade e atenção. Após um breve bate papo, puseram a mão na massa, ou na terra, para ser mais fiel.



E com alegria e interesse transformaram-se em participativos semeadores. Revelaram-se conhecedores de propriedades incríveis das plantas.





Por exemplo: a "babosa" (Aloe vera), além de ser usada para fortalecer os cabelos é um poderoso antídoto aos primeiros palavrões quando passada na língua.


A tarde foi proveitosa. A jardineira ficou muito bonita e todos estamos na espectativa da primeira colheita.
  


Semear é assim: por mais que tenhamos feito a nossa parte, o resultado só veremos depois.




Professor Toninho - Turma 8301

segunda-feira, 6 de junho de 2011

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Pelo Professor Samuel Ferreira Damaciano
Acredito que hoje as vossas caixas de e-mail receberão inúmeras mensagens sobre o assunto. São aquelas mensagens que nos dão um roteiro certeiro de como resolver todos os problemas do mundo, ou aquelas que de tamanha profundidade e conteúdo moral, todos os meses ressurgem em sua caixa sem que você saiba quem foi o amigo que lhe enviou da ultima vez.

Elas estarão dizendo que devemos preservar a natureza, reciclar o lixo, ter consumo consciente da água e da eletricidade entre outras incitações positivas, todas cheias de palavras que sem reflexão, embasamento e atitudes não passarão de clichês: sustentabilidade, preservação, conservação, “bioalgumacoisa”, “ecoalgumacoisa” ,”salvaralgumacoisa“ e ”salvaralgúem” , por aí vai...

Não estou aqui colocando-as em patamar menor, tratando com descaso, muito pelo contrário, são mensagens importantes e que ecoam de maneira diferente em cada um; eu mesmo sou um frequentador assíduo desse vocabulário,pois insisto comigo mesmo para que da teoria migre para a prática de cada uma delas ou de uma que seja ao menos.

Eu estou aqui pensando que tipo de mensagem gostaria de receber hoje, pensei então em algumas coisas que me aconteceram essa semana e que me tomaram bom tempo de reflexão.

Lembrei basicamente de 3 fatos:

(1) uma matéria de telejornal onde uma entrevistada disse ter comprado 8 pares de sapato no mês de maio;

(2) uma discussão que não se sabe onde começou nem como terminou, mas que no final tudo ficou esclarecido;

(3) uma matéria que assisti hoje pela manha sobre o caso de pessoas (comunidades Kilombola, ambientalistas, trabalhadores rurais entre outros) que vivem sob escolta policial por sofrerem ameaças de morte por disputa de terras ou por lutarem por causas idealistas.

Então neste dia estou mandando para o Matheus, um e-mail sobre meio ambiente, com a seguinte mensagem:

Matheus,
Lí este e-mail e lembrei de você:
No dia do meio ambiente faça assim:

1.       Não compre 8 pares de sapatos no período de 30 dias para você nem para seus filhos nem para sua esposa ou namorada. Mesmo que você e ela trabalhem e tenham dinheiro suficiente para comprar a fábrica de sapatos não aceite isso como algo normal. Caso sapatos seja algo já superado, utilize estas orientações para qualquer outro item que tenha grande durabilidade e não precise ser renovado semanalmente, mensalmente, dias de pagamento, diante de uma promoção ou queima de estoque. Obs.: para estes casos, onde se lê SAPATOS, substitua por um desses itens: CARRO, CELULAR, TV DE PLASMA, RELÓGIO.

2.       Esforce-se para esclarecer algum mau entendido ou ruído de comunicação.
Isso tem a ver com a sua consciência, valores e ética, pois  se você age bem intencionado, com honestidade, então pode defender uma posição onde ocorreu mal entendido e um problema de comunicação que possa ter gerado desconforto, melindre, “bate-boca”. Se as outras partes estiverem dispostas a resolverem o problema com maturidade tudo vai acabar bem, caso não seja assim, faça a sua parte e volte para casa com a consciência tranquila; mesmo que outros não creiam na sua honestidade, inocência ou em uma palavra que foi mal aplicada ou mal interpretada; você sabe disso e pode sempre contar a versão verdadeira dos fatos. Como diz um amigo meu: “nada paga uma consciência tranquila”. Também, se esforce para que as pessoas vejam quem você é de verdade; precisamos no dia-a-dia viver vários personagens, pois cada ambiente exige que tenhamos determinado comportamento e postura, mas é importante manter nossa autenticidade;
 se você é do bem vai levar isso pra onde for e para os que agem mal intencionados, arquem com as consequências.

3.       Em último, não aceite a barbárie.
Não reproduza discursos que defendem métodos violentos de resolverem problemas. São discursos bárbaros, que ajudam a proliferar a violência e manter o estado de caos. Temos, cada um de nós, maneiras diferentes de externar diferentes aspectos da violência. Preconceitos, egoísmo, indiferença, apatia são exemplos dentre os milhares. Poucos recusam reagir com agressividade, pois tratar de maneira violenta é uma forma de afastar os problemas da gente. É como dar uma paulada num vira-lata esfomeado. Tenha sempre o AMOR como a melhor saída. O AMOR educa através dos EXEMPLOS. O “Chico” disse e eu concordo com ele, que nossa vida é como um livro, cada dia uma página em branco que iremos escrever com a tinta das nossas escolhas e atitudes; cada gesto, cada palavra, cada afirmação é uma tinta perene neste livro. Diante da barbárie proteste deixe claro que você se posiciona contra, não deixe dúvidas;  as pessoas que mais admiramos são aqueles que tem coragem de defenderem seus pontos de vista sem medo do que outros pensam. É necessário mais coragem para manifestar o sentimento AMOR do que coragem para ser violento. Ser violento é fácil e a longo prazo você terá sérios prejuízos. O AMOR é o melhor investimento que fazemos no futuro nosso e dos outros.

Matheus,
Claro que são muitas as mensagens melhores do que esta, só quero que saiba no que acredito, que se não vencermos a nós mesmos nada adianta tentar salvar o mundo.
Neste dia 05, dia Mundial do Meio Ambiente, o Meio Ambiente que eu e você, os únicos que lerão estas palavras, devemos salvar primeiro é o nosso Meio Ambiente “Interior”.


***
(O Matheus a que se refere o texto acima é o personagem fictício de uma aventura pelo mundo da ciência, ecologia, meio-ambiente e pelo universo infanto-juvenil cujas aventuras podem ser vistas no blog: "Matheus pra onde vai o lixo?" )

domingo, 5 de junho de 2011

Lixo, Meio Ambiente e Percepção Ambiental no Parque Colúmbia

Um Trabalho Interdisciplinar com Alunos da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto.

O Lixo, o Bairro e a Escola
Buscando alternativas pedagógicas para a abordagem dos problemas ambientais, partimos de uma abordagem local para o global. Convidamos os alunos da Escola Andrea Fontes a refletirem sobre os problemas ambientais a partir da realidade do entorno da Escola.

Interdisciplinaridade
Professores de Ciências, História, Geografia e Musica formaram a equipe interdisciplinar. Ministrando as aulas de campo, monitorando as práticas, providenciando recursos pedagógicos.

Professores , Alunos e Funcionários participaram da 1ª Pesquisa de Opinião, antes da aula de campo. 


Os alunos assistiram ao filme “Ilha das Flores” e tiveram aula sobre os temas ambientais da atualidade.


A aula de campo foi realizada no entorno da escola, onde os alunos executaram duas tarefas : “Percepção Ambiental” e “Idéias e Soluções”.  Após a aula de campo os alunos participaram da 2ª Pesquisa sobre suas percepções ambientais.

Atividade de Campo





Atividade realizada durante a aula de campo. Atividade objetivou estimular aos alunos a observação e a criticidade.


Os alunos divididos em quatro grupos fizeram dois exercícios para cada área de visitação:


 ESPAÇO I 
 A Praça

  


ESPAÇO II 
“Beira Rio” Rio Acarí
  



ESPAÇO III 
Empresa de Reciclagem


 
Os professores que acompanhavam a aula de campo exerceram função de tutores, buscando influir no mínimo possível na expressão de opinião dos alunos com os seguintes objetivos:




Percepção Ambiental
Observar, identificar e descrever: O grupo deve discutir sobre os 3 PROBLEMAS AMBIENTAIS de maior relevância observado no local e descrever sobre todos aspectos que envolvem estes problemas.



Ideias e Soluções
Pensar e solucionar: o grupo deve apresentar IDÉIAS que contribuam para a SOLUÇÃO dos problemas ambientais observados.



Professores participantes:
Samuel Ferreira – Ciências (Coordenador do Projeto)
Wanderley Pereira -Ciências
Camila Gaudard - História
Dimas de Fonte - História
Iuri Rodrigo (Geografia)
Tonea Portela (Geografia)
Kátia Rodrigues (Música)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

São os Pequenos Gestos os que Mais Valor tem...

Nesse mundo tão difícil em que pessoas se importam e brigam e lutam por tão pouco, gestos como esse nos faz acreditar  que ainda é possível que algo de bom aconteça no mundo...


Alunos Raspam o Cabelo em Homenagem a Amigo com Câncer
Por Eduardo Kattah | Agência Estado
Em um gesto coletivo de apoio a um colega que faz tratamento contra um câncer, estudantes do ensino médio de uma escola de Governador Valadares (MG), decidiram raspar o cabelo. Arthur Gonçalves, de 17 anos, foi surpreendido na última segunda-feira ao chegar para aula no Colégio Genoma, onde cursa o terceiro ano. Ao entrar na sala, se deparou com todos os alunos do sexo masculino, bem como o professor, com os cabelos raspados.

Gonçalves estava em Belo Horizonte, onde se submeteu às primeiras sessões de quimioterapia - que levaram à perda do cabelo. Um amigo de infância, Lucas Avelino, aproveitou sua ausência e mobilizou os colegas para o gesto solidário. Tanto o corte coletivo de cabelos quanto a recepção a Gonçalves foram registrados em vídeo. Até hoje, em quatro dias, o vídeo "Quer saber o que é a amizade?", postado na internet, foi visto mais de 59 mil vezes.

"Fiquei até sem palavras", comentou o adolescente sobre a homenagem, que ganhou destaque na cidade. Gonçalves foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer nos ossos que atinge principalmente crianças e adolescentes. Segundo familiares, o câncer foi descoberto por acaso numa ida do adolescente ao cabeleireiro. No fim do ano, ele pretende prestar vestibular para Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



Retirado de: 
http://br.noticias.yahoo.com/sala-raspa-cabelo-homenagem-amigo-c%C3%A2ncer-000800934.html

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bi-Campeões no XXIII FECEM 2011 da 6ª CRE!!!

       É... vencemos! Para alguns foi marmelada, pois desconhecem o trabalho que foi feito em tão pouco tempo e em situações adversas.  Somente quem está próximo a nós, sabe que em meio as dificuldades  do dia-à-dia escolar não foi fácil remar contra a maré.
     Mas, é fato!!! Somos bi-campeões! Vencemos com a música "Amor Passageiro"!!! Venceu o talento de nossos alunos, venceram a dedicação e empenho que tivemos nos ensaios sem lugar e equipamentos adequados.  A garra e determinação que há em nossos corações, estes não são passageiros. Afinal, somos... Guerreiros da Escola!!!

LETRA/MÚSICA: Luana Silva (1901)
INTÉRPRETE: Larissa da Silva (1901)
GUITARRA: Gabriel Emídio (1901)
VIOLÃO ELÉTRICO: Rafael Alves (1901)
BATERIA: Gabriel Guimarães (1801)
BAIXO: Pofº Yuri Nascimento 
TECLADOS: Profª Kátia Rodrigues
BACKING VOCALS: Alexandre Cruz, Luana Silva, Mariana, Carolina e Thais (1901)

     Agradeço mais uma vez  a DEUS, bem como a torcida e apoio da Direção de nossa Escola,  aos queridos amigos  e fãs, Profº Dimas, Profª Camila, Profª Tônea, Profº Toninho pelas sugestões e críticas construtivas que nos motivaram e contribuíram para o nosso crescimento, e também a todos que direta ou indiretamente torceram por nós !!!! Valeu!!!!

                 ( Alexandre, Mariana, Luana, Thais, Carol e Larissa Silva)









 Larissa também arrematou o troféu de melhor Intérprete!!!  Pequena no tamanho... gigante na voz!!!! Valeu menina!!







 Não é Dejá Vu, não!! É a mesma foto de 2010? Nãooooo!!!  É Andrea Bi-Campeã!!!!!!!!