Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

Escola Guerreira - 2º Lugar no FECEM 2012


Participamos mais uma vez do XXIV FECEM – 6ª CRE com garbo e elegância.  Trabalhamos com seriedade e dedicação, a fim de conquistar o tri-campeonato, mas conscientes de que já vale à pena estar competindo. 
Ansiedade e nervosismo eram constantes nos corações de quem participava pela primeira vez. Foi engraçado ver o contingente superlotando os banheiros!! Rsrsrsrsrsrs  Contamos com Lucas Muriel no Violão Elétrico e Jeziel no Cajon; gente pequena, mas com um talento gigantesco. Que dizer então do Gabriel Nascimento (Troféu Revelação) tocando sua Clarineta encantada? Nossas solistas principais (Gabrielle, Daniele, Amanda e Vitória) defenderam com garra nossas canções, compostas por Ana Gabrielle, Ana Carolina, Gracielle e Vitória Silva.  O nosso Backing Vocal deixou sua marca registrada com vozes abençoadas. Jorge Nagipe e Evelyn, nossos bailarinos, surpreenderam com uma coreografia linda e romântica, idealizada pela Profª Sheila, adornando ainda mais nossa apresentação.
 Agradeço de coração ao Professor da E.M. Coelho Neto, que foi super solidário quando percebemos um problema  em nossa guitarra, e gentilmente cedeu seu Violão Elétrico para nossa apresentação. Agradeço também sua parceria em nosso momento “fama” cantando um grande sucesso de Tim Maia (Gostava Tanto), onde me acompanhou magistralmente no banjo junto do amigo Pulinho no Violão.


TANTOS PLANOS
ME FAÇA FELIZ
SOLOS: Daniela Marques e Gabriele Terto (1701)
SOLOS: Amanda Silva (1901) e Vitória Leôncio (1802)
INSTRUMENTAL:  Cajon: Jeziel  Santos (1703)
                                Violão Elétrico: Lucas Muriel (1703)
                                Clarineta: Gabriel Nascimento (1801)
                                Teclados: Profª Kátia Rodrigues
INSTRUMENTAL:  Cajon: Jeziel  Santos (1703)
                                Violão Elétrico: Lucas Muriel (1703)
                                Clarineta: Gabriel Nascimento (1801)
                                Teclados: Profª Kátia Rodrigues
BACKING VOCALS:   Amanda Silva       (1901)
                                     Desirre Freitas       (1701)
                                     Joyce Kelly             (1701)
                                     Laura Marques       (1601)
                                     Mirian Messias        (1901)
                                     Natalie Marques      (1601)
                                     Vitória Leôncio        (1802)
                                     Weronica Caronezi  (1703)
BACKING VOCALS:   Daniela Marques      (1701)
                                     Gabriela Terto           (1701)
                                     Joyce Kelly                (1701)
                                     Laura Marques          (1601)
                                     Natalie Marques        (1601)
                                     Thalia Aparecida       (1701)
                                     Tifany Monte             (1802)
                            Weronica Caronezi  (1703)


Nossa escola deu um show na animação e consideração pelas outras escolas participantes. Após o resultado, ficamos para ouvir e prestigiar a Escola campeã deste ano (Antenor Nascentes) numa demonstração de elegância e respeito com nossa concorrente.  Parabéns!!!!!
É... não deu pra nós, embora sabemos perfeitamente que fizemos bonito. Cantamos, encantamos, hipnotizamos a galera com a nossa participação sempre  contagiante. Fazemos “Tantos Planos”, mas nem tudo acontece como desejamos. Ficamos em 2º Lugar, com muita honra e alegria.  Temos o sangue de guerreiros, pois sabemos que numa guerra podemos ganhar ou perder.  Quando ganhamos, é gostoso saborear a vitória. Quando perdemos, caminhamos de cabeça erguida, pois demos o nosso melhor.  A derrota não nos aflige, mas nos motiva a perseverar em nosso objetivo, pois somos sabedores de nossa relevância.
Agradeço a Deus pela árdua missão de ser Professora, pois estar com meus talentosos alunos – que cantam, tocam e compõem -  é muito prazeroso e edificante.  Dentre as inúmeras coisas que Me faz feliz”, uma delas é trabalhar na E. M. Andrea Fontes Peixoto, onde há uma Equipe que trabalha afinada, afinal somos: “Guerreiros da Escolaaaaaaaaaaaaaaaa”!!!!
Valeu meus gostosos!!! Beijos em seus corações e ano que vem tem maissss!!!
                                                Kátia Rodrigues da Silva

Catadora de lixo passa em Vestibular

"Obrigado Deus por esse presente, pela luta e por mais essa conquista". Essas foram as palavras escritas pela catadora de lixo Ercília Stanciany, de 41 anos, que foi aprovada no último vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para o curso de Artes Plásticas. Apesar de ter interrompido os estudos na infância após terminar a 4ª série do ensino fundamental, depois de adulta, ela continuou a estudar pelos livros que encontrava no lixo.
A família de Ercília residia em Belo Horizonte, em Minas Gerais, mas há oito anos se mudou para o Espírito Santo. Foi nessa época que ela, sem alternativas para ajudar a sustentar a casa, resolveu ganhar a vida catando materiais recicláveis.
Ercília Stanciany foi aprovada no último vestibular para o curso de Artes Plásticas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Ercília Stanciany foi aprovada no último vestibular para o curso de Artes Plásticas (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Meu pai dizia que eu nunca seria nada"
Ercília Stanciany, catadora de lixo aprovada na Ufes
Ela explicou que o pai a obrigou a parar de ir à escola quando criança para ajudá-lo na marcenaria que trabalhava. "Meu pai falava que de forma alguma eu iria estudar e ainda dizia que eu nunca seria nada na vida", disse.
Livros no lixoNo lixo, ela encontrou muitos livros e um cartaz que anunciava um curso para jovens e adultos em escolas públicas. Ercília se matriculou e, apesar das dificuldades para ir às aulas, se formou no ensino médio.

Uma conquista seguiu a outra, já que no último vestibular da Ufes a catadora foi aprovada no curso de Artes Plásticas. "Quando fui assinar minha matrícula eu tremia. Saí de lá emocionada. Cheguei no ponto de ônibus e perdi até a noção de como chegar em casa", contou.
Sobre arte, Ercília é familiarizada e, desde jovem, desenvolve o talento de fazer pinturas em tecido. Sem dúvidas, a maior arte que sabe fazer é transformar a dificuldade em motivação.
"Quando fui assinar minha matrícula eu tremia", disse Ercília. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)"Quando fui assinar minha matrícula eu tremia", disse Ercília. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


Por Samuel Ferreira Damaciano
Acredito que hoje as vossas caixas de e-mail receberão inúmeras mensagens sobre o assunto. São aquelas mensagens que nos dão um roteiro certeiro de como resolver todos os problemas do mundo, ou aquelas que de tamanha profundidade e conteúdo moral, todos os meses ressurgem em sua caixa sem que você saiba quem foi o amigo que lhe enviou da ultima vez.

Elas estarão dizendo que devemos preservar a natureza, reciclar o lixo, ter consumo consciente da água e da eletricidade entre outras incitações positivas, todas cheias de palavras que sem reflexão, embasamento e atitudes não passarão de clichês: sustentabilidade, preservação, conservação, “bioalgumacoisa”, “ecoalgumacoisa” ,”salvaralgumacoisa“ e ”salvaralgúem” , por aí vai...

Não estou aqui colocando-as em patamar menor, tratando com descaso, muito pelo contrário, são mensagens importantes e que ecoam de maneira diferente em cada um; eu mesmo sou um frequentador assíduo desse vocabulário,pois insisto comigo mesmo para que da teoria migre para a prática de cada uma delas ou de uma que seja ao menos.

Eu estou aqui pensando que tipo de mensagem gostaria de receber hoje, pensei então em algumas coisas que me aconteceram essa semana e que me tomaram bom tempo de reflexão.

Lembrei basicamente de 3 fatos:

(1) uma matéria de telejornal onde uma entrevistada disse ter comprado 8 pares de sapato no mês de maio;

(2) uma discussão que não se sabe onde começou nem como terminou, mas que no final tudo ficou esclarecido;

(3) uma matéria que assisti hoje pela manha sobre o caso de pessoas (comunidades Kilombola, ambientalistas, trabalhadores rurais entre outros) que vivem sob escolta policial por sofrerem ameaças de morte por disputa de terras ou por lutarem por causas idealistas.

Então neste dia estou mandando para o Matheus, um e-mail sobre meio ambiente, com a seguinte mensagem:

Matheus,
Lí este e-mail e lembrei de você:
No dia do meio ambiente faça assim:

1.       Não compre 8 pares de sapatos no período de 30 dias para você nem para seus filhos nem para sua esposa ou namorada. Mesmo que você e ela trabalhem e tenham dinheiro suficiente para comprar a fábrica de sapatos não aceite isso como algo normal. Caso sapatos seja algo já superado, utilize estas orientações para qualquer outro item que tenha grande durabilidade e não precise ser renovado semanalmente, mensalmente, dias de pagamento, diante de uma promoção ou queima de estoque. Obs.: para estes casos, onde se lê SAPATOS, substitua por um desses itens: CARRO, CELULAR, TV DE PLASMA, RELÓGIO.

2.       Esforce-se para esclarecer algum mau entendido ou ruído de comunicação.
Isso tem a ver com a sua consciência, valores e ética, pois  se você age bem intencionado, com honestidade, então pode defender uma posição onde ocorreu mal entendido e um problema de comunicação que possa ter gerado desconforto, melindre, “bate-boca”. Se as outras partes estiverem dispostas a resolverem o problema com maturidade tudo vai acabar bem, caso não seja assim, faça a sua parte e volte para casa com a consciência tranquila; mesmo que outros não creiam na sua honestidade, inocência ou em uma palavra que foi mal aplicada ou mal interpretada; você sabe disso e pode sempre contar a versão verdadeira dos fatos. Como diz um amigo meu: “nada paga uma consciência tranquila”. Também, se esforce para que as pessoas vejam quem você é de verdade; precisamos no dia-a-dia viver vários personagens, pois cada ambiente exige que tenhamos determinado comportamento e postura, mas é importante manter nossa autenticidade;
 se você é do bem vai levar isso pra onde for e para os que agem mal intencionados, arquem com as consequências.

3.       Em último, não aceite a barbárie.
Não reproduza discursos que defendem métodos violentos de resolverem problemas. São discursos bárbaros, que ajudam a proliferar a violência e manter o estado de caos. Temos, cada um de nós, maneiras diferentes de externar diferentes aspectos da violência. Preconceitos, egoísmo, indiferença, apatia são exemplos dentre os milhares. Poucos recusam reagir com agressividade, pois tratar de maneira violenta é uma forma de afastar os problemas da gente. É como dar uma paulada num vira-lata esfomeado. Tenha sempre o AMOR como a melhor saída. O AMOR educa através dos EXEMPLOS. O “Chico” disse e eu concordo com ele, que nossa vida é como um livro, cada dia uma página em branco que iremos escrever com a tinta das nossas escolhas e atitudes; cada gesto, cada palavra, cada afirmação é uma tinta perene neste livro. Diante da barbárie proteste deixe claro que você se posiciona contra, não deixe dúvidas;  as pessoas que mais admiramos são aqueles que tem coragem de defenderem seus pontos de vista sem medo do que outros pensam. É necessário mais coragem para manifestar o sentimento AMOR do que coragem para ser violento. Ser violento é fácil e a longo prazo você terá sérios prejuízos. O AMOR é o melhor investimento que fazemos no futuro nosso e dos outros.

Matheus,
Claro que são muitas as mensagens melhores do que esta, só quero que saiba no que acredito, que se não vencermos a nós mesmos nada adianta tentar salvar o mundo.
Neste dia 05, dia Mundial do Meio Ambiente, o Meio Ambiente que eu e você, os únicos que lerão estas palavras, devemos salvar primeiro é o nosso Meio Ambiente “Interior”.


***
(O Matheus a que se refere o texto acima é o personagem fictício de uma aventura pelo mundo da ciência, ecologia, meio-ambiente e pelo universo infanto-juvenil cujas aventuras podem ser vistas no blog: "Matheus pra onde vai o lixo?" )