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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Valores do Professor, valores da inclusão!



Ao citar valores, podemos estar dizendo tantas coisas e não estar passando absolutamente nada. O que pode ser valor para um talvez não seja para outro. Por isso, a Educação para alguns é tão estimada e, para outros, nem tanto. Para alguns, ela é até dispensável; para outros, ela é permanentemente essencial.
Então, como podemos garantir o valor da Educação que acreditamos? Podemos experimentar dois caminhos para descobrir: um ligado a nós e outro ligado ao próximo. No caminho ligado a nós, é possível dizer que há valor nas coisas que fazemos de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. E, no caminho ligado a outrem, o que reputamos como valor nos fará desejar para as pessoas o que desejamos para nós. Colocar-nos-á no mesmo espaço de igualdade e de afetos. São esses valores que constroem o ambiente educativo da escola e o transformam em espaço inclusivo.

Nossa prática  de ensino expressa seu valor mais evidente quando acreditamos na Educação e nos tornamos melhores mestres. O professor que valoriza seu ofício estuda. Forma-se, prepara-se, educa e educa-se. Sua capacitação, pesquisa e trabalho tornam-se o seu maior exemplo e inspiração, principalmente no que tange aos desafios que são impostos no ensino de alunos com necessidades educacionais especiais.

   Decerto, quando valorizamos a inclusão escolar, o educando jamais se torna um ser solitário compondo uma música que só ele ouve, pois ele faz parte de uma orquestra, cujo maestro é o seu desejo. É para este que ele sempre olha. E o professor? O professor é o músico que dá vida ao ritmo que sustenta a música até o final. A inclusão escolar começa em sua alma, contagia seus sonhos e amplia seus ideais.
Eugênio Cunha, Professor e Jornalista


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