Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2012

Páginas amarelas!

   Viajar a cada dia, enfrentar desafios e conhecer lugares inusitados e desconhecidos são formas de aprender e se divertir. Melhor ainda em um local aconchegante e familiar. Com histórias incríveis para contar, conheci o mundo dos livros ainda novo e, no sebo de minha família, além de viagens impressionantes, aprendi a cuidar de cada volume lido.
    Um livro que passa de geração em geração se torna uma forma barata e gostosa de vivenciar esse mundo. Saber que seus filhos irão ler livros que passaram por suas mãos quando criança é tão gratificante quanto ver o sorriso no rosto de alguém que recebe um livro de presente.
    Pegar uma obra e sentir que, mesmo antiga, com um pouco de poeira e as páginas amareladas, aquela história perdura por um longo período de tempo. Histórias escritas em épocas totalmente diferentes e lidas nos dias atuais é a forma de manter aquele período vivo. Por que comprar um livro infantil para seus filhos se você pode ir naquela velha estante, tirar a poeira, embrulhar e presentear a quem você mais ama com um pedaço de sua infância?
    Cuidados com os livros são fundamentais para que ele não se perca com o tempo. Saber onde guardar, não deixar em lugar úmido, limpar sempre que possível e verificar se não há pragas, como traças e cupins, são cuidados básicos para que um exemplar perdure por gerações e mais gerações.
    São maneiras de salvar boas histórias e boas lembranças! Guardar aquele livro que tem um valor sentimental é um jeito de registrar uma parte de sua vida em cada folheada em suas páginas. Ter uma edição especial, limitada ou rara, também é uma forma de poder, quem sabe, repassá-lo a quem gosta com um valor maior do que uma edição normal. É o valor que não se mensura, não se contabiliza. O real valor da literatura.
Giancarlo Rubio é criador do portal Livronauta

Fonte: Jornal O DIA, 02/03/2012,  http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/giancarlo-rubio-p%C3%A1ginas-amarelas-1.414851

Nenhum comentário:

Postar um comentário